HOME  
não espere o dia seguinte para se informar.
Quinta-feira, 31 de Julho de 2014     10:30


  
 
MEDIA CENTER

 VÍDEOS
 ÁUDIOS
 FOTOS
 

Home | Economia
04/07/2012 - FORMAO
  Diadema inaugura duas oficinas-escolas para confeco e costura
  Por: Redao  (pauta@abcdmaior.com.br)

 
Mquinas de costura sero usadas no curso de confeco e costura em Diadema. Foto: Divulgao
Mquinas de costura sero usadas no curso de confeco e costura em Diadema. Foto: Divulgao
 
Escolas oferecem cursos gratuitos para a populao
  
A Prefeitura de Diadema inaugura duas Oficinaa-Escolas de Confeção e Costura nesta quinta-feira (05/07). Uma dentro do Centro Público Eldorado, no Bairro Eldorado, e outra, no Núcleo 18 de Agosto, no Bairro Campanário.

Com as entregas, a cidade passa a ter três unidades de formação em corte e costura que vão promover cursos gratuitos para a população. Até o final do ano o quarto e último núcleo será inaugurado no Bairro Serraria. O primeiro, já em andamento, foi entregue no início de junho e fica no Centro Comunitário Jardim das Nações, no Taboão.

O objetivo das oficinas-escolas é fomentar em Diadema a geração de trabalho e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo serão cinco oficinas-escolas e, além da de Confecção e Costura, serão criadas as de Alimentação, Informática, Marcenaria e Reciclagem de Madeira.
 
Para montar as cinco unidades de formação, a Prefeitura utiliza recurso de emenda parlamentar federal, no valor de R$ 500 mil. A implantação das escolas ocorre por meio de pareceria entres as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Fundação Florestan Fernandes.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luis Paulo Bresciani, a criação das oficinas-escolas é um passo adiante na política de trabalho e renda desenvolvida em Diadema. “Elas (oficinas) têm um papel fundamental nesse processo. Com aumento da qualificação no município vai se realizando cada vez mais a inclusão produtiva", afirma.

Capacitação - A unidade do Eldorado terá inicialmente sete máquinas de costura, mas a ideia é ampliar para dez de acordo com o número de participantes. Os equipamentos vieram do Curso de Costura que existia na Fundação Florestan Fernandes e todas as máquinas passaram por revisão. No começo será formada uma turma com até 12 pessoas.

 Já a unidade da Oficina-escola do Núcleo 18 de Agosto vai funcionar com dez equipamentos de costura. Neste local, desde o mês de março, há uma turma de alunas fazendo a capacitação em costura com professor cedido pela Fundação Florestan. 

 O curso sobre como fazer roupas tem em média 200 horas/aula e é ministrado duas vez por semana. Paralelo à capacitação, os participantes são orientados por técnicos da IPEPS (Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Diadema) sobre empreendedorismo e cidadania. O objetivo é promover a inclusão produtiva e favorecer a criação de novos nichos de trabalho.

 Inscrições - As inscrições para fazer a capacitação nas duas novas unidades já estão abertas e podem participar moradores de Diadema, acima dos 18 anos. Para preencher a ficha é só comparecer, no horário comercial, nos referidos locais, munido do documento de RG e comprovante de residência.  O endereço do Centro Público Eldorado é rua Bituva, 40, e do Núcleo 18 de Agosto é rua Platina, 133, Campanário.
Compartilhe essa notícia
Enviar para um amigo Imprimir Notcia Comentar esta notcia
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Twitter



Comentários (0)
 
  Essa notcia ainda no possui comentrios.



Comente esta Notcia
 
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

Nome*:
E-mail*: (Seu e-mail não será publicado no site)
Comentário*:
 (Máximo de 250 caracteres - 0)
 
Desejo receber a newsletter com as notícias e informações mais atualizadas sobre o jornal ABCD Maior.
 
* Campos obrigatórios
 

 
Newsletter
Cadastre-se aqui e receba nossa newsletter com informações sobre o jornal ABCD Maior:
 
Jornal ABCD MAIOR

31/07/2014 - Ano 09 - Nº 764
 
ABCD MAIOR AUTOS
Parceiros
 
  Contato | Expediente | Pontos de Distribuição

Jornal ABCD Maior
Travessa Monteiro Lobato, 95 - Centro - S�o Bernardo do Campo - SP - CEP: 09721-140
Fone/Fax: (11) 4930-7450 | Comercial : (11) 4930-7469