18/05/2017 10:13

STF afasta Aécio Neves do Senado

Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)

Irmã de senador presidente do PSDB é presa pela Polícia Federal

Aécio aparece em gravação pedindo dinheiro para dono de frigorífico. Foto: Agência Senado
Aécio aparece em gravação pedindo dinheiro para dono de frigorífico. Foto: Agência Senado

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu afastar cargo o senador Aécio Neves, que aparece, segundo reportagem, em gravação pedindo R$ 2 milhões a donos do frigorífico JBS. Os donos do frigorífico negociam delação premiada. Na delação, divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal ) globo, há também gravação com o presidente Michel Temer, em que o chefe do Executivo fala sobre a compra do silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A divulgação do caso lançou o governo em sua maior crise, paralisou a discussão sobre as reformas e gerou questionamentos sobre a capacidade de sobrevivência do Executivo. No Congresso e em manifestações de rua, houve pedidos de saída do peemedebista e realização de eleições diretas.

O Planalto confirmou o encontro com Joesley, mas negou as afirmações do empresário. Nota divulgada nesta quarta (17/05) diz que Temer "jamais solicitou pagamentos para obter o silêncio" de Cunha e que não participou nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça.

Irmã de Aécio é presa pela PF

A irmã do senador Aécio Neves, Andrea Neves, foi presa pela Polícia Federal em Belo Horizonte. A operação teria tido início após a delação do dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, que entregou à Procuradoria-Geral da República uma gravação do senador Aécio Neves pedindo a ele R$ 2 milhões. No áudio, com duração de cerca de 30 minutos, o presidente nacional do PSDB justifica o pedido dizendo que precisava da quantia para pagar sua defesa na Lava Jato.

Além de Aécio e Andrea, também são alvos desta operação os gabinetes do senador Zezé Perrela (PSDB-MG) e do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).


Tags:
psdb stf

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários