16/01/2012 00:00

Ribeirão Pires prevê arrecadar R$ 19 mi com IPTU

Por: Bruna Nunes ()

Em 2011, cerca de 11 mil carnês não foram pagos aos cofres públicos


O reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode trazer uma verba alta para os cofres públicos de Ribeirão Pires. O aumento será calculado com base no IPC-Fipe/USP, com correção de 5,73%. A Prefeitura prevê arrecadação de R$ 19,7 milhões para este ano.

O IPC-Fipe/USP permite reajuste máximo de até 6,5% de acordo com os índices de projeção inflacionários divulgados pelo Banco Central.

Aposentados podem ter desconto de até 100% no valor do imposto, de acordo com o valor do imóvel. Já os demais contribuintes podem parcelar a dívida em 10 parcelas com valores iguais, enquanto os que efetuarem o pagamento do tributo à vista terão desconto de 5%.

Em 2011, foram lançados 31.993 carnês de IPTU, dos quais 20.795 foram pagos. Caso haja atraso do pagamento, é cobrada multa de 0,25% sobre o valor ao dia, além da cobrança de 1% de juros ao mês. De acordo com a Prefeitura, a distribuição dos carnês deste ano será finalizada até o fim deste mês.

No ano passado, a Estância teve o acréscimo mais alto da região, chegando a até 30%. Os moradores podem solicitar a esclarecimentos sobre a cobrança do imposto dentro do prazo de 15 dias após a entrega do carnê. O valor poderá ser revisado, caso seja verificada incorreção.

Sem previsão
Em Rio Grande haverá correção conforme IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), em torno de 5,95%, considerado o menor reajuste do ano entre 2010 e 2011, de acordo com a Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Segundo a secretária de Finanças Antônia Constâncio, ainda não há previsão do valor que será arrecadado este ano.

Segundo a Prefeitura, o desconto para pagamento em parcela única é de 3% e os carnês chegam ainda no decorrer deste mês.

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários