17/06/2016 17:40

Participação de Morando em programa é questionada na Justiça

Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)

Deputado, que é pré-candidato, pode levar multa por suposta promoção pessoal

A participação do deputado estadual e pré-candidato a prefeito em São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), na propaganda partidária do PMB (Partido da Mulher Brasileira) pode resultar em perda de tempo de publicidade da legenda e pagamento de multa. Isso porque o PT de São Bernardo entrou com uma ação junto ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) acusando ambos de fraudar as regras eleitorais, com objetivo de promover para as eleições de 2016.

Orlando Morando pode ter de pagar multa por irregularidade eleitoral. Foto: Andris Bovo
Orlando Morando pode ter de pagar multa por irregularidade eleitoral. Foto: Andris Bovo

De acordo com o processo, a legislação eleitoral é clara ao proibir a participação de pessoa filiada a outro partido em programa de outra legenda. O PT de São Bernardo também acusa o deputado de “abuso do poder político e do uso dos veículos de comunicação”.

“Ou seja, ambos - PMB e Morando- burlam as regras eleitorais e de propaganda partidária para se beneficiarem nas eleições municipais que se aproximam. Abusando do direito de apresentar para declarar apoio à candidatura do pré-candidato”, adverte o processo.

O PMB de São Bernardo é presidido pela irmã do deputado, Márcia Morando. O partido também já declarou formalmente que irá apoiar a pré-candidatura do tucano.

A propaganda partidária do PMB foi veicula no dia 29 de maio. Na publicidade, Márcia fala sobre a cidade e aparece em diversas vezes o deputado estadual, mesmo filiado no PSDB.

O PMB, por meio da assessoria,informou que até o momento não recebeu nenhuma notificação da Justiça. O deputado estadual foi procurado, mas não retornou aos questionamentos.


Leia também:

Por campanha antecipada, Justiça suspende materiais de Morando

Juíza de São Bernardo reconhece que materiais divulgam “potenciais candidaturas”

Tags:
são bernardo deputados estaduais PSDB política partidária eleições 2016 legislação

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários