17/06/2016 18:50

Nova reunião é agenda para resolver impasse no Sindserv de SBC

Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)

No encontro, marcado para o dia 24, teve ter consenso e nova data de eleição deve ser agendada

Uma nova reunião de conciliação entre o Sindserv de São Bernardo (Sindicato dos Servidores Públicos) e a Chapa 2, que disputou o comando da entidade, foi agendada pelo Ministério Público do Trabalho para o próximo dia 24. A expectativa é que no próximo encontro o acordo entre as partes seja realizado e que a data para a nova eleição seja definida.

Ano passado, servidores de São Bernardo tiveram de votar em duas eleições. Foto: Rodrigo Pinto
Ano passado, servidores de São Bernardo tiveram de votar em duas eleições. Foto: Rodrigo Pinto

De acordo com a ata do encontro, houve consenso entre as duas partes sobre as regras da nova disputa. A direção do Sindserv, que questionava a forma de participação do MP no novo processo de eleição, recuou e decidiu acatar as propostas. Integrantes da Chapa 2, pediram alguns dias para analisar melhor a minuta do acordo.

“O Sindserv espera que tenha a conciliação e a realização de uma nova eleição. Esperamos e defendemos que a vontade da categoria seja respeita”, avaliou o presidente da entidade, Giovani Chagas.


Entenda o caso

O comando da direção do sindicato dos servidores se tornou um imbróglio jurídico. Foram feitas duas eleições e o resultado das disputas é questionado na Justiça.

Na primeira disputa, a Chapa 2, de oposição, saiu vitoriosa com uma diferença de 51 votos. Entretanto, a eleição foi impugnada por possível fraude na lista de votantes.

Uma nova eleição foi realizada em novembro e, desta vez, a Chapa 1, que disputava à reeleição, venceu a disputa. Mas a apuração foi interrompida, após uma urna sumir. Com isso, chapa governista recebeu 1.456 votos (51,5% do total), ante 1371 votos (48,5%) da chapa 2 e tomou posse em dezembro.

Np início deste mês, a Justiça destituiu a posse da Chapa 1 e pediu que a diretoria do mandato anterior voltasse a administrar a entidade. Giovani Chagas, que era presidente do sindicato entre 2012 a 2015 e que encabeçou a Chapa 1, mantém frente à entidade. Uma terceira disputa deve ser realizada, ainda sem data marcada, e será acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho e representantes das centrais sindicais.


Leia também:

Audiência é marcada para resolver impasse de Sindserv SBC

Encontro, marcado para dia 17, discutirá primeira eleição, realizada em setembro do ano passado

Urna some e eleição no Sindserv de São Bernardo é suspensa

Candidatos prometem ir à Justiça; é a segunda eleição da entidade que fica marcada por confusão

Eleição do Sindserv de São Bernardo é impugnada

Uma nova disputa será convocada; expectativa é que aconteça antes do dia primeiro de dezembro

Sindserv de São Bernardo irá pedir a Marinho reajuste acima da inflação

No entanto, orçamento da cidade para o ano de 2015 prevê apenas reposição baseada no INPC; direção já iniciou debates

Tags:
sindical sindicato sindserv funcionalismo servidor público

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários