09/01/2017 19:45

Auricchio atrasa pagamento e saúde pode ter greve

Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)

Prefeito também enfrentou protesto de educadores que reivindicavam pagamento de férias e abono

Por George Garcia

Os servidores da área da Saúde de São Caetano ligados à Fundação do ABC estão sem receber os salários que deveriam ter sido pagos na primeira semana de janeiro. A entidade de saúde não informou se o atraso tem relação com falta de pagamento por parte da prefeitura, como aconteceu em dezembro com os municípios de Santo André e Mauá. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) também tem que honrar pagamentos dos profissionais da Educação, referentes à duas parcelas do abono salarial. Na manhã desta segunda-feira (09/01) os educadores realizaram um manifesto na avenida Goiás.

Educadores de São Caetano protestaram ontem tomando as faixas de pedestre da avenida Goiás, em frente à Câmara. Foto do Leitor

O presidente do Sindisaúde ABC (Sindicato dos Empregados nos Estabelecimentos Privados de Saúde do ABCDMRP), Almir Rogério da Silva, o Mizito, disse que durante toda a segunda-feira trabalhadores ligavam no Sindicato para informar que não haviam recebido. “Ainda não temos noção do tamanho da dívida da prefeitura com a fundação, nem sabemos, ao certo, quantos trabalhadores não receberam. Vamos aguardar até amanhã (terça-feira 10/01) uma posição da fundação e da prefeitura, se não tivermos garantias, vamos chamar assembleia”, disse Mizito, ao cogitar medida mais austera, como uma paralisação no setor, se não houver previsão para o pagamento.

Em dezembro, por conta de atraso nos pagamentos das prefeituras de Santo André e Mauá, profissionais da saúde também ficaram sem receber e a categoria entrou em estado de greve. Nesta segunda, pela manhã, o tucano usou poucas palavras para falar do atraso nos pagamentos das duas áreas. “Não é falta de vontade, ninguém deixa de pagar salários porque quer, é falta de recursos. Esta semana a prioridade é resolver a questão da Fundação do ABC”, declarou.

Na área da Educação só parte dos atrasados foram pagos. Um dos representantes da comissão de educadores, o professor Marcelo Tadeu Silva, confirmou o repasse dos valores referentes às férias, que também estavam atrasadas, e também que ficou a promessa de que somente no final do mês de janeiro será paga a penúltima parcela do abono, restando ainda mais uma.

Auricchio disse que a prioridade da semana é resolver a questão com a Fundação do ABC. Foto: Amanda Perobelli
Auricchio disse que a prioridade da semana é resolver a questão com a Fundação do ABC. Foto: Amanda Perobelli

Sobre a Fundação do ABC, o prefeito respondeu, através de sua assessoria de imprensa, que todos os contratos da prefeitura estão sendo avaliados. “A administração está fazendo um grande levantamento em todas as secretarias e departamentos e tem se deparado com problemas maiores que os esperados. As primeiras medidas estão sendo de contenção de gastos, com cortes e revisão de contratos. Portanto não há confirmação sobre quaisquer próximos passos a serem dados. Tudo depende do levantamento fiscal que está sendo realizado”.


Leia também:

Auricchio reclama de falta de transição e expõe herança no governo

Prefeito eleito expõe crise financeira e problemas na prestação de serviços

Funcionários da Saúde de Mauá vão esperar 24 horas para greve

Fundação do ABC e Prefeitura de Mauá garantem que a primeira parcela do 13º salário será depositada

SindSaúde recebe 13º e decreta fim da greve em Santo André

Funcionários de Ribeirão Pires estão com salários atrasados há quase 3 meses e ameaçam nova greve

Médicos de Santo André e Mauá podem entrar em greve nesta quinta

Nas duas cidades, categoria não recebeu a primeira parcela do 13º salário e há salários atrasados

Servidores da Saúde de Mauá decretam estado de greve

Categoria não recebeu a primeira parcela do 13º salário e os salários também estavam em atraso

Tags:
auricchio saúde educação

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários