17/06/2016 17:45

Festa junina saudável

Por: Priscila e Luiza Cantarin (baunilha@terra.com.br)

É, sim, possível comer bem e de forma saudável nessa época do ano!

Arroz doce, canjica, pé de moleque e de moça, paçoca, doce de abóbora e batata doce, bolo de fubá, pipoca, tapioca, maçã do amor... e só citamos alguns doces típicos da festa junina, grande festival de gastronomia brasileira que possui as mais variadas preparações que combinam perfeitamente com o tempo frio de junho.

Mas será que é possível comer bem e de forma saudável nessa época do ano? E a resposta é: claro que sim!

Moderação é a palavra chave para frequentar essas festas e quermesses. Uma boa opção é consumir um salgado e um doce durante a visita, de forma equilibrada; no caso das bebidas (como chá de amendoim, vinho quente ou quentão), substituir no lugar do doce devido seu alto valor calórico, consumindo então um salgado e uma bebida.

Para pessoas com alergia ao glúten, preparações à base de milho são opções mais garantidas, como milho cozido, bolo de fubá, pamonha e curau, porém deve-se ter atenção na forma de preparo e manipulação, pois algumas pessoas tem maior sensibilidade ao glúten do que outras e qualquer vestígio pode desencadear uma reação alérgica grave.

Aqueles que possuem intolerância à lactose ou alergias relacionadas ao leite devem manter distância do arroz doce, canjica, chá de amendoim e salgados com queijos, porém podem consumir frutas carameladas, como maçã e uva do amor, doce de abóbora ou batata doce, pipoca, amendoim e pinhão. Da mesma forma, é necessária conversa com quem fabricou o alimento, garantindo que não tenha ingredientes proibidos e prejudiciais à saúde.

Nesse período do ano também surgem festas juninas específicas com preparações especiais, como é o caso da Festa Julina Vegana, nos dias 2 e 3 de junho, com as mais variadas opções de doces, salgados e bebidas sem ingredientes de origem animal! Para saber mais sobre o evento (e o Atelier Baunilha estará lá), clique aqui.

Festa junina saudável é festa junina feliz! Não se prive de experimentar novas comidas e aproveitar os quitutes juninos, mas lembre-se: com moderação! Pra acompanhar o frio e garantir aquele docinho gostoso, aproveite fazer nossa receita de arroz doce, que além de ser vegana, não contém lactose, glúten*, soja e açúcar refinado! Bom apetite!


Receita

Arroz Doce

Ingredientes

  • 2 ½ xícaras de chá de água
  • 3 colheres de sopa de extrato de baunilha
  • 1 canela em pau
  • 1 colher de café de sal
  • 1 xícara de chá de arroz
  • 4 xícaras de leite vegetal (pode ser de castanha, aveia, coco, soja, arroz, entre outros)
  • ½ xícara de chá de melado de cana ou agave

Modo de preparo

Levar ao fogo em uma panela média a água, o extrato de baunilha, a canela em pau e o sal até ferver;

Adicionar o arroz e tampar;

Diminuir o fogo e cozinhar lentamente até o arroz absorver toda a água, por volta de 30 minutos;

Retirar do fogo e deixar descansando por 15minutos (o arroz não deve ficar completamente cozido, pois terminará seu cozimento no leite);

Adicionar o leite e o melado ou agave e deixar a panela destampada em fogo médio por mais 25 minutos, mexendo sempre para dar mais cremosidade;

Retirar do fogo, remover a canela em pau e transferir para um recipiente para esfriar e servir.

*de acordo com o leite utilizado, leite de aveia pode conter traços de glúten e pede-se que alérgicos à soja não utilizem leite de soja.

Durante todo o mês de junho, o Atelier Baunilha terá opções de doces e sopas tradicionais, veganas e zero açúcar, não deixe de garantir sua!


Nossos contatos telefônicos são:

11 4996 3648 (atendimento em horário comercial)

11 98105 8270 (WhatsApp),

baunilha@terra.com.br e nas redes sociais @atelierbaunilha.

Clique aqui para conhecer a página da casa


Leia também:

Alimentos afrodisíacos

Um alimento bem preparado e apetitoso tende a gerar um estado de euforia e estimular a paixão

Biomassa de banana verde

Banana verde tem fibra que auxilia no bom funcionamento do intestino e ajuda no emagrecimento

Festas juninas

Para começar esse mês de delícias gastronômicas, que tal uma saborosa e tradicional canjica?

Tags:
festas juninas comida saudável comida de rua alimentação alimentos gastronomia atelier baunilha

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários