11/10/2012 00:00

Dupla do Tigre se naturaliza e joga em seleção da África

Por: Antonio Kurazumi (kurazumi@abcdmaior.com.br)

Meia Judson e atacante Ricardinho já estão na Guiné Equatorial

O São Bernardo Futebol Clube só volta das férias em novembro, mas o torcedor tem a chance de driblar a abstinência de jogos neste sábado (13/10). Basta dar um jeito, ignorar o feriado prolongado por duas horas e assistir a Guiné Equatorial e Congo, por mais uma rodada das eliminatórias da Copa Africana de Nações. O meia Judson e o atacante Ricardinho, dois jogadores que pertencem ao Tigre, são candidatos a protagonistas do duelo.

Sem alarde, a dupla deu entrada no processo de naturalização há dois meses e, desde o começo da semana, treina com os colegas da Guiné. Eles são parte da estratégia dos dirigentes locais para fortalecer a seleção, tanto que outros brasileiros foram chamados e já começam a formar uma espécie de filial verde e amarela.

“O ministro do Esporte de lá  (Francisco Asue) veio até o Brasil e perguntou ao presidente Luiz Fernando Teixeira se poderia conversar com os dois atletas. Liberamos e os dois aceitaram o desafio”, explicou o diretor de futebol do São Bernardo, Edgard Montemor.  “O ministro disse que eles têm estádios modernos, boas instalações, mas precisam de uma estrutura física, de pessoas”, acrescentou o dirigente.

Longe de ser potência no continente, a Guiné Equatorial tenta engatar um crescimento no futebol após organizar a Copa Africana nesta temporada, quando chegou às quartas de final graças ao trabalho do técnico brasileiro Gilson Paulo. Pelo lado do Tigre, a convocação é tratada como uma oportunidade de lucro futuro.

“O futebol africano é visado na Europa, eles podem ser valorizados lá. Se forem bem, a possibilidade de negócio é maior depois”, aposta Montemor.

Aos 20 anos, Judson é uma das crias das categorias de base do São Bernardo e, recentemente, a diretoria anunciou que irá emprestá-lo para que adquira experiência. Ricardinho, por sua vez, acertou com o time do ABCD no ano passado com um currículo pobre: apenas um gol em um ano e meio. Surpreendeu, foi importante no acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista e está emprestado até o fim da temporada ao CRB (AL), que joga a segunda divisão do Brasileiro. O atacante de 26 anos retornará ao clube em 2013.

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários