09/01/2017 10:01

Receita libera consulta ao lote residual de restituição do IRPF

Por: Iara Voros (iara@abcdmaior.com.br)

Crédito bancário será realizado na próxima segunda-feira (16/01) para 177.539 contribuintes

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (09/01) o lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, que contempla as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2016.

A restituição ficará disponível para saque durante um ano. / Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A restituição ficará disponível para saque durante um ano. / Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O crédito bancário para 177.539 contribuintes será realizado no dia 16 de janeiro, totalizando o valor de R$ 370 milhões. Desse total, R$ 6.768.661,55 são referentes a 21.130 contribuintes idosos e 2.232 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta pela internet é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

PRAZO

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Leia também:

Pesquisa por material escolar é maior para driblar 13% de aumento

Segundo orientação do Procon, os itens da lista escolar podem ser reaproveitados para evitar gastos

Tags:
receita federal imposto de renda restituição

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários