28/12/2016 16:16

BMW comunica recall de veículos por problemas na caixa de direção

Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)

Troca dos cinco modelos fabricados em 2014 e 2015 precisa ser agendada com a empresa

A BMW do Brasil convocou, nesta quarta-feira (28/12), os proprietários dos veículos modelos 420i Cabrio Sport GP – chassi P586273; 428i Cabrio Sport GP – chassi P782425; X3 xDrive20i – chassi 0B70208; X3 xDrive20i X Line – chassi 0B70218; e X4 xDrive35i M Sport – chassi 0N51560, fabricados entre 27 de novembro de 2014 a 27 de julho de 2015, a agendarem a substituição da caixa de direção.

Modelos xDrive estão entre os veículos da BMW que precisam trocar caixa de direção. Foto: Divulgação

No comunicado, a empresa informa ter constatado que a caixa de direção destes modelos pode apresentar falha, uma vez que o contato elétrico de comando para a direção assistida pode não ser resistente durante a vida útil do veículo. Devido ao defeito, a dirigibilidade poderá ser afetada, dificultando a capacidade de manobra e exigindo uma força adicional pelo condutor acarretando a possibilidade de princípio de incêndio e a ocorrência de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.

Para mais informações, a BMW disponibiliza o telefone 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e o site da empresa.

DIREITO DO CONSUMIDOR

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, alertou para o fato do consumidor ficar atento e exigir o comprovante de que o serviço foi efetuado, sendo que o documento deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. “Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito”, destacou o órgão de defesa do consumidor.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15 de dezembro de 2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

De acordo com orientação do Procon-SP, os consumidores que já tiverem sofrido algum acidente causado pelo defeito apontado pela BMW poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais eventualmente sofridos. Ainda para ajudar os consumidores, a Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil. Basta entrar no site do Procon.


Leia também:

Volkswagen comunica recall do Up por falha na seta de direção

Atualização no sistema pode ser feito a partir desta quinta (08/12) nas concessionárias da marca

Honda faz recall de modelos Fit fabricados em 2015

Convocação é para substituir gratuitamente o tanque de combustível

Tags:
procon recall BMW veículos

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários