11/05/2012 00:00

Agências da Caixa estão fechadas na Região

Por: Michelly Cyrillo (michelly@abcdmaior.com.br)

Greve dos vigilantes, contratados por empresa terceirizada, impede a abertura para atendimento


A maioria das agências da Caixa Econômica Federal está fechada nesta sexta-feira (11/05) no ABCD. O motivo é a greve dos vigilantes da empresa que presta serviço de segurança para as agências da  Região, Capital e parte do interior do estado. Por conta da paralisação, a ação Caixa Melhor Crédito, que aconteceria com a abertura para atendimento extra neste sábado (12/05) foi cancelada no ABCD.

A Caixa informou que, pela legislação, só é permitido o funcionamento das agências bancárias com a garantia da segurança para clientes e empregados, garantindo também a segurança para o patrimônio público. E por isso, não poderá abrir as portas da maioria das agências da Região enquanto a situação não for normalizada. Neste sábado (12/05) havia uma programação para que algumas agências estivessem abertas para a população se informar e ter acesso às novas linhas de crédito, mas por conta da greve no ABCD e Campinas não irá ocorrer o evento.

O banco informou ainda que repassa o pagamento à empresa prestadora de serviço, mas que o problema alegado pelos vigilantes é que os profissionais estão com pagamentos atrasados. E sem receber, muitos funcionários cruzaram os braços e aguardam as negociações e pagamentos da empresa.

O início da greve do vigilantes da empresa Capital Segurança e Vigilância começou quinta-feira (11/05). E o motivo é o atraso no pagamento de salários e benefícios (PLR, vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte). Eles também lutam contra a suspensão do convênio médico há dois meses, que continuava sendo descontado da folha de pagamento, e do depósito irregular do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

“Ontem (quinta-feira 10/05) estivemos com a superintendência regional da Caixa e eles nos garantiram que estão trabalhando para resolver o problema. O acordo foi que as agências que não têm o guarda não pode funcionar e tem de dispensar os funcionários ou serem remanejados”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários do ABC, Maria Rita Serrano.

Algumas agências do interior e da Capital também estão fechadas.

Proposta - De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes de São Bernardo, Jorge Calabi, a Caixa propôs pagar os atrasados dos funcionários que prestam serviços as agências. “A Caixa fez esta proposta, mas o sindicato e a empresa estão avaliando.”

 Calabi afirmou que a empresa se comprometeu a pagar parte dos atrasados e benefícios na segunda-feira (14/05) e marcou uma nova reunião com os sindicalistas. Porém, o sindicalista disse que a empresa já fez outras promessas de pagamentos antes e por isso, a categoria não está muito otimista. “A empresa está com dificuldades financeiras. E já fez tanta promessa, que o trabalhador não acredita mais. O combinado é voltarem a trabalhar quando receberem”.

O ABCD MAIOR fez diversas tentativas de contato com a empresa durante a tarde desta sexta-feira, mas não conseguiu nenhum parecer.

Outras empresas
No ABCD outras empresas também fazem parte dos clientes da Capital Segurança e  Vigilância: Correios, Banco do Brasil e a Saned (Companhia de Saneamento de Diadema).

A assessoria de imprensa dos Correios informou que houve o atendimento normal nas agências da Região, mesmo nos pontos que ficaram sem vigilantes.

O Banco do Brasil teve três agências fechadas: Em Ribeirão Pires, no Centro, e em Mauá, no Parque São Vicente.

Já a Saned afirmou que os funcionários da vigilância foram trabalhar normalmente e que não teve prejuízo.

Confira as agências que estão abertas na Região:

São Caetano - Av. Goiás; São Caetano  e Vila Gerty
São Bernardo- Baeta Neves; Barão; Borda do Campo; Demarchi; Giovanni Breda; Magnólia (Av. Marechal); PAB Justiça Federal de SBC; Senador Vergueiro.
Santo André - Vila Pires
Diadema - Piraporinha
Mauá - Vila Assis e Mauá

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários