22/05/2009 00:00

Quermesse da Paróquia Santa Gema atrai 12 mil pessoas em Santo André

Por: Caio Luiz (caio@gmail.com.br)

Igreja monta barracas todo mês de maio para arrecadar verba.


A 11ª Festa da Padroeira Santa Gema Galgani (Praça Venâncio Neto, Rua Paulino de Lima, nº 40, Jd. Ana Maria) segue com o trabalho voluntário de moradores para angariar fundos para a Igreja – que também leva o nome da santa – até o último final de semana de maio (30 e 31/05). 

Até 2007, a comemoração era somente uma festa de bairro para celebrar o dia da Padroeira dos Farmacêuticos (16/05). Até que um projeto na Câmara foi aprovado e sancionou a lei 8.984, o que a colocou no calendário oficial da cidade. 

O evento possui 16 barracas de quitutes e lanches e um palco com apresentações musicais ao vivo. A Prefeitura concede um alvará de 30 dias para a utilização do espaço e fornece patrulhamento da Guarda Municipal e fiscalização de trânsito. A Polícia Militar divulga que de cinco a seis mil pessoas visitam a festa por dia.

“A maioria dos freqüentadores é da periferia. Nosso objetivo é reunir famílias e amigos e proporcionar uma forma de lazer mais em conta”, explica Frei Luiz Pavaron, o idealizador do projeto.

Em 2008, a organização arrecadou R$ 35 mil que foram investidos em obras internas para revitalizar a igreja que distribui 50 cestas básicas por mês para famílias da comunidade e tem 12 pastorais, entre elas: a operária, a da juventude e a de crianças.

“Infelizmente, não temos patrocínio. Ano passado tentei conseguir apoio de seis supermercados e só consegui alguns quilos de açúcar e três quilos de linguiça”, protesta o organizador, João Pereira, que arca com os custos dos produtos da barraca que cuida no primeiro final de semana, assim como os outros colaboradores.

Aos sábados, a festa aberta ao público vai das 17h às 23h e aos domingos, das 17h às 22h. Para mais informações: 4975-1585.

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários