21/02/2010 00:00

Livraria Alpharrabio atinge a maioridade

Por: Caio Luiz (caio@abcdmaior.com.br)

Centro cultural terá atividades de aniversário até o final do mês que vem; lançamento de coleção de postais vai encerrar comemorações


Para comemorar os 18 anos da Livraria Alpharrabio, uma festa será realizada na segunda-feira (22/02), a partir das 19h, com a presença de escritores, frequentadores e artistas. O sebo conta com agenda de aniversário para o fim de fevereiro até 31 de março e apresenta o seguinte slogan: “Permitido para maiores e menores”, alusão ao tempo que o local permanece como difusor e fomentador cultural em Santo André e à segunda edição do projeto “Construindo Leitores”, que visa introduzir o hábito de ler para crianças carentes (previsto para o dia 6/03).

O desenhista e ilustrador Eduardo Nunes estreia a programação expondo paineis e obras em papel junto com músicos que farão uma jam session. Lançamentos de livros, exibições de filmes e uma sessão solene na Câmara de Santo André em 3 de março são algumas das ações que integram as atividades de comemoração que serão encerradas com a divulgação da coleção de 18 cartões postais, quase todos feitos por artistas locais.

“As manifestações que estamos organizando reafirmam a disposição e trajetória do espaço que promove debates culturais, mostras e circulação de arte”, disse Dalila Teles Veras, escritora com 15 livros publicados e fundadora da livraria de itens usados. “Sentia que havia a necessidade de encontros de trocas intelectuais e de produtos que transcendessem a imagem de um monte livros empoeirados e propagasse cultura. Hoje, conseguimos nos transformar em referência”, complementa a fomentadora cultural, ao relembrar os primórdios.

De acordo com, a história da Alpharrabio – que em árabe quer dizer livro velho – se mescla à cultura do ABCD. “Não é comum uma casa de cultura durar tanto. O comércio das obras literárias é o sustento do lugar, mas as atividades culturais são o carro chefe. Os clientes, artistas e amigos se apropriaram das programações e já nem considero esse espaço como algo que pertença exclusivamente a mim”, explana a artista que afirma fazer planos de curto prazo para o futuro. “Afinal, o caminho do centro foi feito ao andar”, filosofa.

Maior de Idade - Atualmente, com o acervo entre sete e oito mil livros, o consumidor pode vender, trocar e comprar volumes, inclusive pela internet (no site www.estantevirtual.com.br). A Alpharrabio também é editora e publicou mais de 100 livros de 40 autores da Região, além de disponibilizar o acervo pessoal da fundadora para pesquisa no Núcleo Alpharrabio de Referência e Memória, criado em 1996. Conheça as datas de todas as atividades pelo site: www.alpharrabio.com.br.

Serviço/endereço: rua Eduardo Monteiro, 151 – Fone 4438-4358.

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários