07/02/2010 00:00

Fórum cultural completa dois anos de discussões

Por: Liora Mindrisz (liora@abcdmaior.com.br)

Artistas, agentes e produtores culturais da Região se reúnem mensalmente na livraria Alpharrabio, em Sto. André, para a construção da massa crítica


Em meio ao caos originado pela chuva da última segunda-feira (01/02), 17 pessoas se reuniram na livraria Alpharrabio, em Santo André, na primeira reunião de 2010 do Fórum de Cultura do ABC. Com dois anos, o Fórum é um encontro de artistas, agentes e produtores culturais, que se reúnem mensalmente, sempre na última segunda-feira do mês, para discutir a cena cultural da Região.

A anfitriã Dalila Teles Veras comemora que a frequência e o interesse tenham continuado com o passar do tempo. “Aquilo que nos propusemos a fazer, estamos fazendo, que é o início do processo de construção de massa crítica. Atuamos como uma reserva moral e de cobrança e o fato de o Fórum chegar aos dois anos, para mim, é uma vitória. Não estou preocupada com resultados imediatos.”

Na primeira reunião do ano, os participantes discutiram o texto “Grande ABC: culturas que excedem o lugar culturalizado”, do professor e pesquisador livre-docente da Metodista e da USP Luiz Roberto Alves. “A luz dessas ideias mais sistematizadas que ele coloca no texto tem a ver com os desafios aqui propostos”, explicou Dalila. Um exemplo disso é a ideia de realizar um censo da cultura no ABCD, que levante as produções culturais da Região.

“A ideia de ‘reler’ o ABCD é uma maneira de não só se lamentar com o presente, mas olhar pelo que já produzimos – e produzimos muito –, o problema é que esta produção está fragmentada. O desafio é pensar em como religar todas essas coisas”, argumentou a escritora.

Na ocasião, o professor falou também sobre a falta de ações regionais integradas. “Coisa melhor que poderia ocorrer se a gente tivesse uma reflexão mais radical da cultura é que pudéssemos exigir políticas integradas, que o sentido da cultura fosse referência, agarrado ao lado da educação.”

 

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários