03/05/2017 19:10

Festival Cine Inclusão recebe inscrições de curtas-metragens

Por: Marina Bastos (marina@abcdmaior.com.br)

Tema central será a terceira idade; cineastas independentes de todo o País podem participar

Logomarca e arte visual desta edição foram criadas e desenvolvidas por Amanda Daphne, ex-aluna do projeto Cine Inclusão. Foto: Divulgação

Estão abertas até 2 de julho as inscrições para a Mostra Competitiva e Mostra Idosos em Ação do 2º Festival Cine Inclusão. Nesta edição, o Festival lança um olhar para a terceira idade, uma faixa etária crescente na população brasileira e que necessita, cada vez mais, de ações culturais e visibilidade.

Idealizado pelo produtor Daniel Gaggini e realizado pela MUK, o Festival será realizado entre 9 e 23 setembro nas Comunidades de Heliópolis e Paraisópolis, além da região central da cidade de São Paulo. A programação é composta por oficinas de capacitação cinematográfica para pessoas com mais de 60 anos, debates e exibição de 23 curtas (nacionais e internacionais) e um longa-metragem. A programação será divulgada em breve.

A curadoria do 2º Festival Cine Inclusão é de responsabilidade do cineasta Victor Fisch e da pesquisadora e curadora Luciana Rossi, tendo participação também da produtora portuguesa Elsa Barão, responsável pela seleção dos filmes da Abertura Oficial. A direção geral do evento é de Luh Moreira.


Mostra Competitiva: Podem ser inscritos filmes de curta-metragem cujos temas estejam relacionados à terceira idade (ou seus protagonistas já tenham mais de 60 anos).

Mostra Idosos em Ação: Podem ser inscritos filmes de curta-metragem que tenham sido realizados por diretores com mais de 60 anos de idade.


As inscrições

A participação é aberta a cineastas, entidades e artistas independentes. É imprescindível que os filmes se enquadrem no perfil de cada mostra. As inscrições devem ser efetuadas por meio da ficha de inscrição disponível no site do Festival. Só serão aceitas inscrições de cineastas independentes e/ou periféricos.


Primeira edição

Mais de 4o jovens foram capacitados em oficinas de cinema na primeira edição do Festival. Foto: Divulgação
Mais de 4o jovens foram capacitados em oficinas de cinema na primeira edição do Festival. Foto: Divulgação

A primeira edição do Festival Cine Inclusão foi realizada em 2015, contemplando as comunidades de Capão Redondo e Cidade Tiradentes, além do Memorial da América Latina. O evento, que reuniu mais de 400 espectadores, exibiu 26 filmes em 14 sessões abertas gratuitas, capacitou 46 jovens em oficinas de cinema e produziu duas obras audiovisuais. Promoveu também um debate com participação dos institutos Criar e Querô e dos projetos É Nóis na Fita e Kaminu Filmes (Colômbia).

Mais informações pelo telefone: 3141-1595.


Tags:
cinema concurso cultura cultura indenpendente

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários