08/05/2017 18:25

ELCV oferece sessões gratuitas de cinema durante todo o mês

Por: Marina Bastos (marina@abcdmaior.com.br)

Programação será dedicada a produções nacionais independentes

O documentário cearense 'Corpo Delito', aborda a questão da imagem e o crime. Foto: Divulgação
O documentário cearense 'Corpo Delito', aborda a questão da imagem e o crime. Foto: Divulgação

Em todos os fins de semana deste mês, um filme nacional será exibido pela ELCV, no Auditório Heleny Guariba, em Santo André. Esse é o resultado de uma parceria entre a Escola de Cinema e Vídeo de Santo André e o programa “Histórias que ficam”- do complexo siderúgico Fundação CSN-, além da Taturana Mobilização Social.

“História que ficam” é um programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro. As temáticas abordadas são definidas a partir de reflexões sobre direitos humanos, ciências sociais e história. “A CSN sempre incentivou o cinema brasileiro, em especial o documentário. Então o desafio da Fundação é produzir e divulgar filmes que nos ajudem a entender a realidade e a diversidade brasileira”, explicou André Leonardi, gerente da CSN. A ação da empresa tem incentivo da Lei Rouanet.

Quatro projetos de filmes foram escolhidos via edital. A partir de então, a Fundação apoiou e acompanhou de perto essas produções do começo ao fim. “Além de ser um processo democrático, ele possibilidade uma diversidade de olhares por meio de produções de pessoas de todo o País. É uma aposta cultura independente”, disse Eduardo Gonçalves, coordenador de projetos da Fundação CSN.


Confira a programação que chegará à Região. As exibições ocorrem aos sábados, sempre às 19h:

13.05

Filme: Guarnieri, com a presença do diretor Francisco Guarnieri.

Documentário, 72', Brasil, 2017.

Sinopse: Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado.

Seus filhos Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política. A partir desses dois retratos geracionais, o neto e diretor Francisco procura refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.


20.05

Filme: O mestre e o Divino, do diretor Tiago Campos.

Documentário, 85', Brasil, 2013.

Sinopse: Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão, que, logo após o contato com os índios, em 1957, começa a filmar com sua câmera Super-8, e Divino Tserewahú, jovem cineasta Xavante, que produz filmes para a televisão e festivais de cinema desde os anos 90.

Entre cumplicidade, competição, ironia e emoção, eles dão vida a seus registros históricos, revelando bastidores bem peculiares da catequização indígena no Brasil.


27.05

Filme: Os dias com ele da diretora Maria Clara Escobar.

Documentário, 107', Brasil, 2012.

Sinopse: Maria Clara mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de um período da história brasileira cheio de lacunas. Ele, um intelectual preso e torturado durante a ditadura militar, não fala sobre isso desde aquele tempo.


Serviço

Histórias que ficam

Local: Auditório Heleny Guariba (Paço Municipal – Praça 4o Centenário – s/n, Centro, Santo André).

Entrada: Gratuita (não precisa retirar convite)

Capacidade: 140 lugares

Mais informações no site da ELCV.


Tags:
cinema gratuito santo andré

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários