28/12/2016 13:12

Desenhista de SBC estreia no principal evento de cultura pop do País

Por: Marina Bastos (marina@abcdmaior.com.br)

Tiago Pinheiro lançou seu primeiro livro, AnimalZ, durante a Cominc Con, em São Paulo

Tiago Pinheiro lançou sua primeira HQ ao lado de grandes nomes da cultura pop. Foto: Divulgação

No início de dezembro aconteceu em São Paulo o principal evento de cultura pop do País, a Comic Con Experience. Em sua terceira edição, a Comic Con reuniu mais de 150 mil visitantes e se mostrou mais uma vez o paraíso para os fãs de quadrinhos, cinema, seriados, música e figuras colecionáveis. Entre os estandes coloridos espalhados pela São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Tiago Pinheiro, que estava lá para lançar seu primeiro livro de História em Quadrinhos, AnimalZ.

Algumas das atrações do evento incluíram estandes dos principais estúdios de Hollywood, além de uma das maiores Artists Alley- espaço para que quadrinistas independentes apresentem seus mais novos trabalhos e também para que os artistas que atuam nas grandes editoras possam interagir com seu público - fora do território estadunidense, com mais de 200 artistas vendendo obras originais autografadas.

Ser incluído nessa lista ao lado dos artistas que sempre admirou foi uma surpresa e tanto para Tiago Pinheiro, além de uma oportunidade impossível de não ser aproveitada. “De tanto absorver quadrinho, e muitos deles independentes, criei dentro de mim uma vontade enorme de escrever e, de alguma forma, publicar histórias que imagino nos tempos livres. Depois de dedicar seis meses escrevendo e passando nanquim na HQ AnimalZ, um amigo que tinha uma mesa na Comic Con Experience 2016, ofereceu-me um espaço em sua mesa para fazer um lançamento.”

AnimalZ pode ser encontrada nas lojas Ugra Press, Gibiteria, Ilustrarquia e na Comix Book Shop. Foto: Divulgação
AnimalZ pode ser encontrada nas lojas Ugra Press, Gibiteria, Ilustrarquia e na Comix Book Shop. Foto: Divulgação

De acordo com Tiago, AnimalZ conta a história de Mause Valentim e Frogue Napoleão, dois amigos, um apocalipse e zero de chances. “Por enquanto, apostem suas fichas e acredite na amizade para sobreviver”, antecipou o artista, que acredita que o cenário das Histórias em Quadrinhos está em fase de pleno crescimento no País. “Nos últimos anos eu vi muita gente boa surgir com traços e histórias incríveis. Tenho acompanhado os trabalhos dos gêmeos Magno e Marcelo Costa, Danilo Beyruth, Rafael Coutinho, Bianca Pinheiro, Shiko, Diego Sanchez, Pedro Cobiaco, entre outros”, citou.


Comic Con 2017 será no Nordeste

A Comic Con Experience, realizada desde 2014 na capital paulista, anunciou sua primeira edição fora de São Paulo. Chamado de CCXP Tour Nordeste, o evento chega a Pernambuco entre 13 e 16 de abril de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco. Organizado pelo mesmo grupo (Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Piziitoys), em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, vai levar aos nordestinos as mesmas experiências da sua edição paulistana.

Tiago Pinheiro já tem planos. “Agora que quebrei a casca, quero criar mais. Já iniciei minha próxima história, estou no roteiro. Até a Comic Con do ano que vem, ela estará pronta. Há um momento da vida que quando amamos o que fazemos, você só quer fazer aquilo o dia todo, posso dizer que sinto isso hoje na minha vida”, disse ele, que é diretor de arte e designer, formado em Publicidade e Propaganda pela Metodista. “A paixão pela arte acabou me levando por diversos caminhos de expressão, inclusive a música, toco em uma banda independente de pós-punk, Nação À Parte.

O livro de HQ de Tiago Pinheiro AnimalZ pode ser encontrado nas lojas: Ugra Press, Gibiteria, Ilustrarquia e na Comix Book Shop.


Tags:
cultura cultura indenpendente arte desenho

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários