20/04/2017 17:30

‘Five come back’: a guerra dos cinco gênios do cinema

Por: Marcelo Mendez (marmendez038@gmail.com)

Saiba mais sobre o documentário que relatou a experiência de cinco cineastas na guerra

'Five come back* (Os cinco que voltaram) conta as experiências de cinco cineastas que interromperam suas carreiras de sucesso para registrar a guerra. Foto: Divulgação

São várias as razões as quais um jornalista se interessa por cobrir uma guerra.

Razões ideológicas, profissionais, materiais, uma grande possibilidade de se fazer um grande trabalho. No Brasil, por exemplo, Joel Silveira e José Hamilton Ribeiro fizeram verdadeiras pérolas do nosso jornalismo à frente da pauta nessas situações.

No entanto, em Five Came Back, uma outra turma resolveu chegar...

Frank Capra, George Stevens, John Ford, Willian Wyller e John Huston, cinco grandes nomes do cinema americano, no auge da era de ouro em Hollywood, aceitam o desafio se de juntar as forças de guerra para registrar o conflito na Europa. Em 1940 essa noticia causou um estardalhaço na mídia!

Assim Caminha a Humanidade (George Stevens), A Felicidade não se Compra (Frank Capra), Vinhas da Ira (John Ford) Ben Hur (Willian Wyler) Relíquia Macabra (John Houston) são cinco exemplos filmes icônicos desses homens que são verdadeiros cânones do cinema americano. No começo dos anos 1940, todos eles já estavam consolidados em Hollywood e os motivos que os levaram a aceitar o desafio da cobertura são os mais diversos.

O filme está disponível na Netflix

Relicário de imagens históricas

Seja pela ligação afetiva de Wyler com a Europa, ao ver a França, seu país de nascimento, sendo ocupado pelos nazistas; seja pelo patriotismo de Capra; pela enorme curiosidade e desafios estéticos cinematográficos de Houston e Stevens, seja para vencer os seus demônios internos como no caso de John Ford...

Ford, gênio maior da história do cinema dos EUA, se encontrava no auge de sua depressão, mergulhado em baldes e baldes de uísque e louco por uma obra que fizesse algum sentido para seu oficio. É dele, a obra prima feita durante o conflito, o histórico filme Batalha de Midway, quando liga suas câmeras para gravar aquele que seria uma das mais importantes batalhas e mais decisivos confrontos da segunda guerra.

Dividido em três episódios, Five Came Back é mais que um relicário de imagens históricas. O filme é um verdadeiro documento histórico de uma época que vai durar muito tempo na memória dos poucos que ainda vivem e que por lá estiveram.

Entrecortado por depoimentos atuais de Francis Ford Coppola, Steven Spielberg entre outros, Five Came Back caminha fácil para o hall dos documentários indispensáveis.


Tags:
cinema netflix

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários