08/05/2017 19:41

Semasa vai demolir ponte do Sesi, na avenida dos Estados

Por: Jessica Marques (jessica.marques@abcdmaior.com.br)

Passagem será demolida por risco de desabamento e não será reconstruída pela Prefeitura de S. André

Asfalto da ponte cedeu na noite de 17 de janeiro. Foto: Tiago Silva

A ponte da avenida dos Estados que fica na rotatória do Sesi, próximo a estação Prefeito Saladino, em Santo André, será demolida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Os trabalhos vão começar nesta terça-feira (09/05), às 8h, com previsão de término para sexta-feira (12/05). A decisão foi tomada por risco de desabamento dentro do rio Tamanduateí, mas a passagem não será reconstruída.

A pista da ponte cedeu na noite do dia 17 de janeiro, após fortes chuvas, e o tráfego permanece interditado no local desde então. O asfalto afundou, mas não chegou a cair completamente. “Condenada por causa de danos irreversíveis na sua estrutura, a médio prazo a ponte corre o risco de desabar dentro do rio Tamanduateí, prejudicando sua vazão e trazendo mais transtornos à região, como a possibilidade de transbordamento em caso de chuvas intensas”, informou o Semasa, em nota.

As obras de demolição serão executadas por uma empresa terceirizada contratada pelo Semasa. A autarquia prevê que os motoristas não sentirão impactos no trânsito da avenida, pois a área em que as máquinas e os operários vão circular já está interditada. Em janeiro, foram criadas alternativas para os motoristas.

NOVO VIÁRIO

Na época em que a ponte cedeu, a Prefeitura anunciou que a estrutura não será substituída por outra, no local. Um novo viário será construído sobre o rio Tamanduateí em 2019, por meio de um projeto aprovado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Entre os argumentos apontados para a inviabilidade de construir uma nova ponte, estava o alto custo das obras, previsto para R$ 3 milhões. Para diminuir os impactos da interdição da ponte, a Prefeitura criou três rotas de desvio, gastando R$ 107 mil com readequação viária, sinalização horizontal e vertical.


Tags:
avenida dos estados santo andré semasa

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários