20/04/2017 15:17

São Bernardo promove visitas a aldeias

Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)

Evento faz parte das comemorações ao dia do Índio

Krukutu é uma das duas aldeias que receberão visitantes. Foto: Andris Bovo
Krukutu é uma das duas aldeias que receberão visitantes. Foto: Andris Bovo

Dando continuidade às comemorações ao mês do Índio, São Bernardo promove neste sábado (22/04) e domingo (23/04) visitas a duas tradicionais aldeias da cidade, que mantém a cultura e os costumes das tribos indígenas e estão situadas em terras demarcadas pela Fundação Nacional dos Índios (Funai). Todas as atividades da programação são livres e gratuitas.

A primeira visitação acontece à Aldeia Krukutu, situada na região do Pós-Balsa, na divisa com bairro de Parelheiros, na Capital. O povoado é composto por cerca de 47 famílias, totalizando cerca de 300 pessoas divididas entre duas etnias: Guarani e Guarani Kaiowá.

Já no dia 23, a agenda monitorada será feita na aldeia Kalipety, também na divisa com a cidade de São Paulo. As atividades abrangem ainda palestras sobre preservação do povoado, reconhecimento de território, visita à Casa da Reza (local de realização de rituais religiosos) e ao Cemitério Indígenas, entre outros.

São 40 vagas por visita, com inscrições garantidas por ordem cronológica. Os participantes devem usar roupas leves, calçados confortáveis e levar lanches e bebidas não alcoólicas. A saída de ambas as visitas será no Parque Chácara Silvestre, sempre às 8h.

Visitas

Interessados nas visitas monitoradas devem se inscrever pelo telefone (11) 2630-9356.


Tags:
aldeia dia do índio são bernardo aldeia kalipety aldeia krukutu

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários