25/08/2015 19:53

São Bernardo é avaliada como modelo de planejamento urbano

Por: Jessica Marques (jessica.marques@abcdmaior.com.br)

Yves Cabannes, especialista em Governança Urbana, fez visita à cidade e conheceu obras em andamento

Yves Cabannes visitiu o Centro Educacional Unificado com a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira (à dir.). Foto: Divulgação/PMSB

O planejamento urbano de São Bernardo foi apontado como um novo modelo de desenvolvimento na área por Yves Cabannes. O ativista e especialista em Planejamento e Governança Urbana ressaltou a importância da participação popular nos projetos e o foco no bem-estar acima de interesses empresariais. Cabannes é doutor pela Universidade de Sorbonne, na França.

Com ampla visão sobre urbanização em vários países, o especialista acredita que a importância da população em projetos políticos dá voz à população que mora em áreas periféricas. “O modo como a cidade integra habitação, saúde, transporte, arte e mobilidade e leva a locais distantes cria uma nova centralidade”, afirmou.

Em visita a obras e equipamentos públicos, Cabannes conheceu os CEUs (Centros Educacionais Unificados), unidades públicas de saúde recém-inauguradas e espaços de lazer longe da região central. “O modelo neoliberal de economia deixa a pobreza invisível. Investir nessas áreas é fazer uma revolução”, comentou.

Para o especialista, o conjunto de intervenções que a cidade recebeu e vem recebendo desde 2009 faz parte de um processo de “regularização” do espaço urbano. Além da inclusão social, a qualidade de vida também foi abordada a partir das obras de mobilidade, que dão conta de desafogar gargalos criados pelo crescimento populacional.

Cabannes reuniu-se na tarde desta terça-feira (25/08) com o Prefeito Luiz Marinho (PT) para discutir o projeto urbano da cidade. “O encontro promoveu uma troca de experiências. Ele traz o modo de ver a gestão da cidade e nós colaboramos pelo momento positivo de transformações em que estamos”, afirmou o prefeito.

SEMINÁRIO

Yves Cabannes será um dos palestrantes no Seminário Internacional que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, com o tema “Desafios e perspectivas da participação no século 21”. O evento também contará com as presenças do o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador e ex-presidente do Uruguai, José Mujica.

O seminário será realizado no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação). Haverá transmissão ao vivo no Portal da Prefeitura de São Bernardo através do link www.saobernardo.sp.gov.br/seminarioaovivo.


Tags:
são bernardo

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários