01/07/2013 00:00

Ribeirão Pires e Mauá oferecem cursos profissionalizantes gratuitos

Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)

Programa Qualifica Mauá tem inscrições abertas para 156 vagas em construção civil

Com o objetivo de inserir os trabalhadores no mercado de trabalho e atender pessoas de baixa renda, Ribeirão Pires e Mauá oferecem cursos de qualificação profissional gratuitos. Mauá conta com 156 vagas para construção civil e Ribeirão Pires abrirá inscrições para 17 modalidades diferentes entre os dias 15 e 19 de julho.

Mauá

O programa Qualifica Mauá está com inscrições abertas para 156 vagas nos cursos do setor de construção civil. As aulas serão iniciadas em agosto. A carga horária dos cursos varia entre 160 e 200 horas, duração de dois meses e com aulas de segunda a sexta. Além do material didático, o aluno recebe ajuda de custo no valor de oito reais por dia.

Do total de vagas, 72 são para o curso de pedreiro de revestimento em argamassa, 48 para eletricista de instalação predial de baixa tensão e 36 para pintor de imóveis.

Para se inscrever, o trabalhador deve ser morador de Mauá e maior de idade. O curso de eletricista de instalação predial de baixa tensão exige ensino fundamental completo. Os cursos de pedreiro de revestimento em argamassa e pintor de imóveis permitem inscrição de trabalhadores sem escolaridade completa. No ato da inscrição o candidato deve apresentar RG, CPF, comprovantes de escolaridade e residência.

Os interessados nos cursos devem comparecer ao Centro Público de Trabalho e Renda, na rua Manoel Pedro Junior, 45, Centro. Para se inscrever deve-se apresentar xerox e originais do RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovantes de residência e escolaridade. O horário de atendimento é das 7h às 16h, de segunda a sexta.

Ribeirão Pires

O Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire abrirá, entre os dias 15 e 19 de julho, inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela prefeitura. São 17 modalidades diferentes, entre informática, corte e costura, prática administrativa, padaria artesanal, entre outros.

Para efetuar as inscrições, é necessário comparecer neste período no Centro de Formação Paulo Freire – avenida Francisco Monteiro, 2.940, Santa Luzia – com os seguintes documentos (cópia e original): RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda. Adolescentes menores de 18 anos deverão estar acompanhados de responsável. O local fica aberto das 8h30 às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4827-8555.

Confira  a lista de cursos disponíveis: 

- Informática: oferecido para adolescentes, a partir de 14 anos,  adultos e também idosos. Há turmas nos três períodos: manhã, tarde e  noite.

- Corte e Costura: curso básico, oferecido em dois períodos (manhã e  tarde) para pessoas a partir de 16 anos.

- Lingerie: curso oferecido para pessoas que já tenham noções de corte  e costura, apenas no período da manhã e para maiores de 16 anos.

- Prática Administrativa: o curso oferece noções de Departamento  de Pessoal para maiores de 16 anos em dois períodos, manhã e tarde.

- Operador de Telemarketing: técnicas para a profissão e noções para  recepcionistas em curso oferecido em período da tarde para maiores de 16  anos.

- Iniciação ao Secretariado: curso de noções de trabalho com documentos  comerciais, oferecido pela manhã para maiores de 16 anos.

- Pintura Artística em Tecido: curso oferecido para iniciantes e também  para ex-alunos, com idade superior a 16 anos, em dois períodos (manhã e  tarde).

- Artesanato: curso oferecido em período matutino e vespertino para  maiores de 16 anos.

- Padaria Artesanal: oferecido para adultos, o curso profissionalizante  acontecerá de manhã e de noite.

- Padaria Artesanal Adolescente: voltado para jovens com idade entre 14  e 17 anos, o curso oferece noções de padaria artesanal para iniciantes.  As aulas acontecerão apenas no período da tarde.

- Marcenaria Artesanal: noções gerais sobre o ramo para formação de mão  de obra especializada em madeira, voltada para maiores de 16 anos e  oferecido no período da tarde.

- Marcenaria Brinquedos Pedagógicos e Materiais Didáticos: o curso,  voltado para um trabalho específico da marcenaria, acontecerá apenas no  período noturno para maiores de 16 anos que já tenham noções de  marcenaria artesanal.

- Vassoura Ecológica: confeccionando com reciclagem de garrafas pet, o  curso é uma alternativa ecológica para jovens e adultos, com aulas  durante a tarde.

- Marchetaria Geométrica Avançada: técnica de ornamentar as superfícies  planas, através da aplicação de materiais diversos como a madeira. Curso  oferecido no período da manhã.

- Pedreiro Revestidor: parceria com o Senai, é necessário noções de  pedreiro assentador e ter mais de 18 anos. Curso oferecido no período da  manhã.

- Elétrica Residencial: curso também em parceria com o  Senai, para  maioires de 18 anos e nos períodos de tarde e noite.

- Assistente Administrativo: outro curso oferecido em parceria com o  Senai, este para maiores de 16 anos e apenas no período da noite.

 

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários