25/08/2015 20:12

Quatro alunos do Colégio Jatobá recebem alta

Por: Rosângela Dias (rosangela@abcdmaior.com.br)

Prefeitura, no entanto, localizou três novos casos de infecção gastrointestinal nesta terça (25/08)

Colégio destaca que prédio está passando por desinfecção e unidade só deve ser reaberta na próxima segunda. Foto: Andris Bovo

Quatro estudantes do Colégio Jatobá, de Santo André, que estavam internados com gastroenterite provocada por bactéria, receberam alta médica nesta terça-feira (25/08). O balanço foi divulgado pela Prefeitura de Santo André, que localizou três novos casos registrados em hospital de São Bernardo.

No momento, 50 crianças permanecem internadas na rede hospitalar do ABCD e da Capital, sendo duas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Os alunos da instituição privada começaram a apresentar sinais de infecção gastrointestinal na semana passada. Entre os sintomas estavam diarreia, vômito, febre, dor de cabeça e desidratação. Não houve notificação de casos fora da escola.

Em entrevista coletiva concedida na última segunda-feira (24/08), o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno, divulgou o laudo de análise da água feito pelo Instituto Adolfo Lutz, que apontou que as amostras coletadas dentro da escola estavam dentro dos padrões de potabilidade. Nesta terça, o instituto liberou laudo complementar dos exames microbiológicos e os resultados negativos afastam a água como fonte primária da infecção.

Já o laudo de cultura de fezes de quatro pacientes internados no Hospital e Maternidade Brasil também divulgado na segunda-feira (24/08) teve resultado positivo para bactéria Shiguella Sonnei, provável causa da infecção intestinal. O exame de cultura das amostras de alimentos colhido na escola na semana passada, no entanto, ainda não foi divulgado.

LAUDOS

A advogada da escola, Ana Paula Cordeiro da Costa, afirma que até a tarde desta terça não havia tido contato com os laudos do Instituto Adolfo Lutz e que o resultado da contraprova da água feita a pedido da escola em empresa particular deve ficar pronto até o final desta semana.

Em nota enviada para alunos e pais, o colégio destaca que o prédio está passando por rigorosa desinfecção nos últimos dias e que a unidade só deve ser reaberta na próxima segunda-feira (31/08).

A Prefeitura solicitou que novos casos sejam comunicados à Vigilância Epidemiológica de Santo André – 4438-4997 ou endereço eletrônico (vig_epidemiologica@santoandre.sp.gov.br) e/ou ao GVE-7 (Grupo de Vigilância Epidemiológica) do Estado – 4994-3886 ou (gve-santoandre@saude.gov.br).


Tags:
saúde

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários