05/01/2017 18:45

Ônibus intermunicipais exigem Cartão BOM para idosos de até 64 anos

Por: Jessica Marques (jessica.marques@abcdmaior.com.br)

Gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos não está mais sendo liberada com apresentação de RG

Os idosos entre 60 e 64 anos que tentaram pegar o trólebus gratuitamente no ABCD nas últimas, semanas mediante apresentação do RG, foram barrados. De acordo com os usuários, está sendo exigido o uso do Cartão Bom Sênior ou o pagamento da tarifa. A medida foi estipulada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

A exigência já é determinada por lei estadual, mas não estava sendo cobrada pelas empresas de ônibus da Região, como a Metra, que opera os trólebus do Corredor ABD. Acima de 65 anos, a gratuidade é concedida normalmente, mediante apresentação de identidade em transportes municipais e intermunicipais.

Exigência está sendo feita desde dezembro pela Metra. Foto: Amanda Perobelli

A artista plástica Isa Milanez, 61 anos, foi uma das pessoas surpreendidas na catraca. “Eu passo sempre sem o Cartão BOM e, na semana passada, a funcionária falou que eu precisava tirar, mas não me falou que não ia aceitar mais o RG”, disse.

A passageira afirmou que já havia sido avisada sobre a necessidade da emissão do Cartão BOM Sênior e acredita que a exigência também ajuda no conforto do idoso. “Eu já sabia que tinha que tirar o BOM, mas eu ia passando com a identidade. Agora eu vou providenciar, porque ficar pagando não dá”, disse. “Mesmo assim, não acho ruim, porque é mais fácil passar com o cartão do que entrar pela porta de trás”, afirmou.

Já a dona de casa Maria Amélia Nunes, 64 anos, fez o cartão no fim de dezembro, ao começar a enfrentar dificuldades para conseguir a gratuidade. “No trólebus eu não passo mais com RG porque falaram que só depois dos 65 que consigo passar”, contou.

Em nota, a EMTU informou que a Concessionária Metra foi reorientada a exigir o Cartão BOM Sênior para estes usuários. “Para os idosos com idade entre 60 e 64 anos, é obrigatória a apresentação do Cartão BOM Sênior para garantir a isenção do pagamento da tarifa nas linhas metropolitanas”, diz trecho da nota.

A exigência do cartão é justificada porque a gratuidade é concedida por meio de legislação estadual e as empresas de ônibus recebem subsídio do Governo do Estado. A lei 15.187 garante a gratuidade no transporte intermunicipal para idosos a partir de 60 anos desde julho de 2014. A partir de 65 anos, a gratuidade é permitida mediante apresentação de documento de identidade por tratar-se de uma lei federal.


Tags:
ônibus passagem de ônibus empresas de ônibus idosos idoso transporte

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários