08/05/2017 16:59

Licitação para operar área 5 fica para junho de 2017

Por: Caio Luiz (caio.cesar@abcdmaior.com.br)

ABCD está sem edital que regula transporte metropolitano intermunicipal na Região há 11 anos

Foto: Andréa Iseki

Os editais para as licitações de operação das cinco áreas metropolitanas de transporte intermunicipal de São Paulo estão previstos para serem publicados em junho de 2017, conforme informações da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). A notícia é importante para os moradores da Região, pois engloba a área 5, mais precisamente, os sete municípios do ABCD.

Os últimos editais foram publicados há mais de uma década, porém só quatro das cinco regiões foram contempladas, ou seja, a área que corresponde ao ABCD ficou sem licitação e vem operando assim faz 11 anos. Ao todo, há 16 empresas permissionárias que administram e operam 100 linhas na Região. Essas empresas possuem cerca de 800 ônibus e transportam diariamente em torno de 270 mil pessoas.

De acordo com matéria publicada pelo jornalista Adamo Bazani no blog Diário do Transporte no dia 2/05, a EMTU tentou realizar a licitação da área 5 em seis ocasiões diferentes desde 2006. A publicação não foi possível porque os empresários da Região alegam que os custos locais são muito altos.

Processo

O processo licitatório teve início em setembro de 2016 com a realização de uma audiência pública. A consulta pública das minutas do edital, anexos e contrato para a concessão foi aberta em no final de dezembro de 2016 e encerrada em março deste ano.

Ao todo, houve mais de 600 contribuições, sugestões e questionamentos sobre os editais que estão sendo avaliados individualmente. Os editais são conduzido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos por meio da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões de Serviços Públicos dos sistemas de Transportes delegados à iniciativa privada (CMCP).


Tags:
transporte público emtu ônibus intermunicipais

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários