06/01/2016 16:57

Aplicativo de São Bernardo recebe prêmio internacional

Por: Renan Fonseca (renan.fonseca@abcdmaior.com.br)

Plataforma permite que moradores solicitem serviços urbanos pela internet e sem burocracia

Para o secretário Tarcisio Secoli, aplicativo representa revolução em comunicação entre Prefeitura e população. Foto: Andris Bovo

A plataforma de comunicação direta entre Prefeitura de São Bernardo e a comunidade acaba de ganhar um dos maiores prêmios concedidos pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento): Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos. A premiação é focada no aplicativo VsSBC, que permite a população solicitar de forma direta serviços de zeladoria urbana, ligada à Secretaria de Serviços Urbanos. Com a plataforma é possível registrar reclamações e pedidos como poda de árvores e outras manutenções. O aplicativo está disponível gratuitamente para baixar em tablets, smartphones e computadores.

O VcSBC foi lançado em junho de 2015. Ele recebeu o prêmio na categoria “Cidades e Big Data”. A premiação pelo BID busca prestigiar as melhores e mais inovadoras práticas de gestão pública elaboradas por governos municipais relacionadas à big data e registro de pessoas. Ao todo, concorreram 95 iniciativas de cidades de toda a América Latina e Caribe.

Aplicativo promove inclusão social e permite soliciatar e fiscalizar 114 serviços. Foto: Andris Bovo
Aplicativo promove inclusão social e permite soliciatar e fiscalizar 114 serviços. Foto: Andris Bovo

O VcSBC faz parte do sistema ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), plataforma criada pelo Instituto TIM com o objetivo de auxiliar na gestão pública de municípios. A ferramenta promove a inclusão social dos cidadãos, permitindo que auxiliem agentes públicos a reunir informações, planejar, executar e fiscalizar 114 serviços como limpeza de bueiros, coleta de entulho e poda de árvores.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, a premiação representa a conquista de um objetivo: inovar a comunicação entre poder municipal e população. “O prêmio é um reconhecimento de estamos fazendo um bom trabalho. Quando lançamos o aplicativo, a intenção era justamente fazer algo inovador e revolucionário para que as pessoas pudessem postar suas solicitações de maneira rápida e prática e temos conseguido isso”, disse.

Apesar de ter sido desenvolvido pelo Instituto TIM, o aplicativo da ZUP é livre e gratuito, o que significa que qualquer prefeitura pode baixar para usar e até mesmo melhorar. Como o projeto em São Bernardo é desenvolvido em parceria com a entidade, o instituto oferece capacitação à Prefeitura, além de suporte técnico e monitoramento diário do sistema por um ano.


Leia também:

Morador de São Bernardo pode ser "fiscal digital" de serviços públicos

Cidade lança aplicativo para solicitar serviços como reparos; andamento poderá ser acompanhado

São Bernardo vai oferecer aplicativo para morador fazer reclamações

Inovação é ferramenta livre e gratuita desenvolvida pelo Instituto TIM e estará disponível até 2015

Aplicativo para smartphones é a nova aposta de integração em São Bernardo

Prefeitura lança programa que permite enviar sugestões e reclamações pelo celular

Tags:
saobernardo serviços tecnologia são bernardo

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários