20/04/2017 20:08

Apenas serviços essenciais funcionam no feriado de Tiradentes

Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)

Agências bancárias, Correios, Detran.SP e Poupatempo não terão funcionamento na sexta-feira

Poupatempo reabre apenas na segunda-feira. Foto: Ciete Silvério / A2 Fotografia

No feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira (21/04), apenas serviços essenciais vão funcionar na Região. Os demais serviços serão interrompidos. Alguns funcionam no sábado (22/04) e outros retornam apenas na segunda-feira (24/04).

As agências bancárias não farão atendimento no feriado, conforme informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para as datas comemorativas poderão ser pagos nos próximos dias úteis. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais.

As agências dos Correios também estarão fechadas na sexta, mas o expediente será normal no sábado para as agências que normalmente abrem nesse dia. No domingo, todas as agências estarão fechadas. Todos os postos do Poupatempo e unidades do Detran.SP estarão fechados na sexta, sábado e domingo. Retomando o expediente normal na segunda-feira.

Confira o que abre e o que fecha por cidade, no ABCD:

SANTO ANDRÉ

Não haverá atendimento ao público no Paço, nos Postos Sim, na Praça de Atendimento e no Procon durante a sexta-feira. O expediente será retomado na segunda-feira. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), PAs (Prontos Atendimentos) e hospitais funcionarão normalmente, em plantão 24 horas. O serviço funerário também funciona normalmente, pelo 4433-3544.

O Departamento de Trânsito manterá agentes de plantão com atendimento pelo número 0800-7703194. A coleta de resíduos sólidos porta a porta será feita normalmente no feriado. A remoção de resíduos de saúde na sexta-feira será das 7h às 10h e, no mesmo dia, a recolha de animais mortos será das 11h às 15h.

Quanto às estações de coleta, na sexta-feira funcionam somente os ecopontos que abrem aos feriados. Sábado e domingo o expediente é normal de acordo com o horário de funcionamento de cada estação. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no site do Semasa. Os Postos de Atendimento da autarquia não funcionam na sexta-feira nem no sábado. O atendimento ao usuário retorna segunda-feira.

Os parques municipais têm funcionamento normal. O Sabina e Planetário Johannes Kepler estará aberto ao público na sexta, no sábado e no domingo, das 9h30 às 17h30. A entrada é paga.

SÃO CAETANO

Não haverá expediente da Prefeitura na sexta-feira, retornando na segunda-feira, às 10h. O mesmo ocorre com o Atende Fácil. Os hospitais da cidade funcionam em plantão 24 horas. No Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, somente o pronto-socorro faz plantão.

Não haverá expediente de sexta-feira a domingo nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas. O retorno será na segunda-feira, às 7h. A Guarda Civil Municipal e o Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) funcionam em plantão 24 horas.

Têm funcionamento normal as feiras livres, a coleta de lixo, a varrição, os parques municipais, o cemitério e o velório municipal.

DIADEMA

No feriado, a Prefeitura não terá expediente na sexta-feira. O Hospital Municipal Diadema e as unidades de Pronto-Socorro Central e do Hospital Municipal vão funcionar em plantão 24 horas, assim como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as unidades de Pronto Atendimento do Eldorado e do Jardim Paineiras.

Os parques municipais abrem normalmente no feriado. O serviço funerário também tem funcionamento normal. O Disque-Fecha Bar funcionará normalmente para atender denúncias de bares abertos após as 23h e para abusos contra o sossego público, por meio do telefone 0800 770 5559.

RIO GRANDE DA SERRA

O Paço não terá atendimento no feriado. Os serviços funerários funcionam em esquema de plantão, assim como as farmácias da cidade. A Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas nos três dias. A coleta de lixo será normal e os supermercados abrem das 8h às 17h no feriado.


São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires não informaram o funcionamento dos serviços municipais até a conclusão desta reportagem.


Tags:
abre e fecha feriado

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários