19/12/2016 12:15

Agentes Comunitários de Santo André realizam ato no Centro

Por: Claudia Mayara (mayara@abcdmaior.com.br)

Categoria está em greve e reivindica pagamento do 13º salário que ainda não foi pago

Mais de cem ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de Santo André realizaram um ato no Paço, no Centro de cidade, na manhã desta segunda-feira (19/12) pelo pagamento atrasado do 13º salário que até agora não foi pago nenhuma parcela. A primeira parcela deveria ser paga no dia 30 de novembro e a segunda nesta terça-feira (20/12). O problema atinge 300 agentes. De acordo com o Sindacs (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde), a categoria está em greve desde a última quinta-feira (15/12).

Agentes Comunitários de Saúde realizaram protesto nesta segunda (19/12) no Paço de Santo André. Foto: Tiago Silva

“O pior de tudo é não ter uma previsão de quando o 13º será depositado. Isso é um desrespeito, algo desumano, pois estamos falando de salários baixos, então o impacto financeiro é muito pequeno”, argumentou o presidente do Sindacs Rodrigo Rodrigues Costa que destacou ainda que o sindicato já tentou negociar com a FUABC (Fundação do ABC) que contratou os funcionários da saúde para a cidade, além do secretário de Saúde Homero Nepomuceno Duarte e o próprio prefeito Carlos Grana. “Ninguém dá uma previsão. Simplesmente não há proposta.”

Na manhã desta segunda, em protesto a situação, os trabalhadores fizeram apitaço e gritaram palavras de ordem na esperança de chamar a atenção do prefeito. A manifestação começou às 10h no Paço, mas até as 12h nenhum representante da Prefeitura tinha descido para falar com o grupo. “Os agentes de saúde são um caso muito específico, pois a maioria do recurso para o programa vem do governo federal. O repasse municipal é muito pequeno, mas estão nos tratando como se fossemos do setor privado”, argumentou Costa.

Ainda conforme o presidente do Sindacs, para tentar desmobilizar a greve que já paralisa 10 unidades de saúde de Santo André, a Prefeitura teria tirado o direito de folga dos grevistas. “No final do ano, a categoria trabalha em esquema de plantão, tanto a semana de Natal como de Ano Novo, mas agora eles tiraram isso dos grevistas. Ou seja, a categoria está sem poder tirar férias desde o meio do ano, porque já não havia dinheiro para pagar férias, e agora não pode tirar a semana de folga. Isso é só para desmobilizar a greve”, destacou Costa.

Procurada, em nota a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, informou que os repasses federais dos Agentes Comunitários de Saúde cobrem, em média, 40% dos custos dos agentes comunitários, sendo que não estão inclusos insumos e outros serviços, e os repasses federais são feitos em 12 parcelas. "Não existe uma 13ª parcela. Portanto, o pagamento do 13º salário depende do ingresso de receitas extraordinárias", destacou em trecho do documento.

A Pasta, acrescentou ainda que não há unidades fechadas por conta de greve. Há paralisações pontuais que não prejudicam o atendimento. Já a FUABC foi procurada, mas não se manifestou sobre o assunto.

OUTRAS CATEGORIAS

Além dos agentes de saúde, outros funcionários do setor da saúde da FUABC, representados pelo SindaSaúde ABC (Sindicato dos Funcionários dos Estabelecimentos Privados de Saúde e das Empresas que Prestam Serviços de Saúde do ABC) também seguem de greve por conta do atraso do pagamento do 13٥ salário. Até o momento, apenas os médicos, representados pelo Sindmed ABC, receberam a primeira parcela do 13º. A categoria ameaçava entrar em greve caso não recebesse a primeira parcela que representa 30% do salário. A segunda parcela vence no dia 27 e representa 70% do 13º.


Leia também:

SindSaúde segue em greve em Santo André

Funcionários da saúde não receberam primeira parcela do 13º

Médicos de Santo André aceitam proposta da Prefeitura

Pagamento do salário será em duas parcelas; a primeira até sexta e a segunda até o fim do mês

UBSs de Sto.André paralisam atividades nesta sexta, diz sindicato

Duas unidades já paralisaram atendimento nesta quinta por falta de pagamento de salário e 13º

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários