10/01/2017 14:31

Vale-Riso

Por: Fernanda Pompeu (fernandapompeu@gmail.com)

A bordo de trancos e trocadilhos, navegamos em direção ao rochedo da realidade. Vez ou outra, para disfarçar a tristeza, brincamos

Fernanda Pompeu
Fernanda Pompeu

Por Fernanda Pompeu

Outro dia, num táxi, fazendo o trajeto Vila Madalena-Pompeia, o motorista me brindou com uma historieta pessoal. Ele contava que, depois de metalúrgico desempregado, havia conduzido ônibus urbanos por mais de vinte anos.Disse que trabalhou na companhia Santa Brígida, apelidada pelos funcionários de Santa Rígida. Pois a empresa punha fiscais disfarçados de usuários dentro dos coletivos. Sem uniformes e pagando a passagem, monitoravam tudo.Inclusive, continuou o taxista, se flagrassem o condutor conversando com mulher, podiam puni-lo com demissão.

Exagero ou não, adorei a alcunha Santa Rígida.Lembrei-me, quando criança, que o povo chamava as viaturas policiais de Coração de Mãe, porque sempre cabia mais um. E, hoje, os funcionários da Universidade de São Paulo chamam o auxílio-refeição de Vale-Coxinha. Pois de tão minguado só serve pra comprar mortadela mesmo.Pode ser que um lúcido 24h diga que essa operação de deslocar significados não passe do prazer de escarnecer da própria miséria. Talvez.

Mas eu, lúcida meio expediente, me divirto.Uma vez meu pai me contou uma excelente anedota-verdade. Senadores, deputados e autoridades de alto coturno tinham um adicional gorducho para comprar ternos, camisas e gravatas. O apodo da benesse? Vale-Paletó.A bordo de trancos e trocadilhos, navegamos em direção ao rochedo da realidade. Vez ou outra, para disfarçar a tristeza, brincamos.

Fernanda Pompeu é webcronista. Escreveu roteiros para a série de TV Mundo da Lua, transmitida entre 1991 e 1992 na TV Cultura. É autora do livro 64, publicado pela Brasiliense. Mantém o site Fernanda Pompeu Digital.

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários