21/08/2015 15:46

Veja se é a hora de trocar a embreagem de seu carro

Por: Redação (autos@abcdmaior.com.br)

Pedal duro e dificuldade para arrancar com o veículo são sinais de problemas

por Akira Sasaki

Conjunto mecânico responsável por interromper a transmissão da rotação do motor para o câmbio, permitindo as trocas de marcha, as peças da embreagem estão entre as mais exigidas em um automóvel. E uma hora ou outra esse sistema acaba dando sinais de desgastes.

Um dos mais perceptíveis sinais de que é o momento de levar o carro ao mecânico se dá quando ocorre o endurecimento do pedal. Isso significa que existe desgaste entre o atuador e as molas do platô.

Conjunto mecânico é reponsável por interromper a transmissão da rotação do motor para o câmbio. Foto: Divulgação

O desgaste do conjunto pode ser notado também por ruídos estranhos (ao pisar no pedal), dificuldade em engate de marchas, perda de força em ladeiras ou trepidações excessivas nas trocas de marcha. Se você notar que o carro começa a se movimentar apenas quando se está quase tirando o pé do pedal, isso também é sinal de problemas.

O conjunto tem uma vida útil de cerca de 50 mil quilômetros, mas pode até dobrar dependendo de fatores como o tipo de percurso realizado e alguns cuidados na condução. Circular apenas por estradas ajuda a poupar a embreagem, assim como hábitos como o de não descansar o pé no pedal, não utilizar o veículo sem excesso de carga e não “segurar” o carro na embreagem em ladeiras.


Tags:
automóvel autopeças automotivo

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários