21/08/2015 15:55

Scania lança cavalo mecânico 8x2 para se adequar à nova legislação

Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)

Configuração ampliada de rodas e eixos coloca em linha dispositivo criado por oficinas independentes

Veículo está equipado com motor de 13 litros de 440 cv e 2.300 Nm de torque entre 1.000 1.300 rpm; camimnhão vem com transmissão automatizada. Foto: Divulgação


por Akira Sasaki

A Scania acaba de lançar um caminhão de rodas 8x2, uma opção intermediária para transportes de cargas em rodovias. Apesar de não poder ser utilizado para tracionar bitrens, a nova configuração reúne o melhor dos dois mundos: possibilita o uso de carretas de três eixos, com ganho de capacidade de carga em relação ao conjunto tradicional, mas sem estar sujeito às restrições de circulação de conjuntos maiores.

O veículo atende a resolução do Contran nº 210/211, que vigora desde 2011. A nova lei limitou o uso dos cavalos mecânicos 6x2 às tradicionais composições “vanderleia”, de até 53 toneladas. Antigamente, os 6x2 eram utilizados para tracionar “bitrens” (conjunto de duas carretas e capacidade para mais de 57 toneladas). Hoje, a permissão ocorre apenas para a configuração mínima 6x4.

Para transformar o 6x2 em 8x2, a Scania partiu de um chassi com entre-eixos de 3.900 mm, tendo removido os tanques de combustível das laterais e reposicionando-os atrás da cabine, permitindo assim a inclusão do novo eixo, que também é direcional. De acordo com a montadora, a solução foi baseada em uma prática iniciada por uma transportadora paranaense e que vinha sendo adotada por outros clientes da montadora sueca, que compravam os cavalos 6x2 e faziam a inclusão de um novo eixo em oficinas independentes.

Os cavalos Scania 8x2 tem capacidade para 54,5 toneladas de PBTC e estão disponível com as cabines do tipo R, R Highline e R Streamline.

Campeão de vendas da marca, o modelo pesado R 440 também passa a estar disponível com a nova configuração de rodas. Equipado com um motor de 13 litros, de 440 cv e 2.300 Nm de torque entre 1.000 e 1.300 rpm, o pesado está equipado com freios a tambor e conta em sua lista de equipamentos de série com a transmissão automatizada Opticruise. Como opcional, pode vir com o freio hidráulico adicional Scania Retarder, faróis de xenônio e rádio com navegador GPS.


Tags:
caminhões setor automotivo automotivo

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