21/04/2016 15:45

Já à venda nas concessionárias, Fiat Mobi chega com jeitão de Uno

Por: Marcelo Picolo (marcelo@abcdmaior.com.br)

Testamos o carro em trajeto de 14 km; compacto tem preço inicial de R$ 31.900 em sua versão ‘pelada’

Frente do modelo Like On está equipada com rodas de liga leve de 14 polegadas e faróis de milha; design do carro é diferenciado. Foto: Divulgação

O Fiat Mobi não é novidade para quem acompanha o jornal ABCD MAIOR. Pouco tempo atrás, divulgamos imagens de flagrantes do carro nas ruas da cidade mineira de Betim, nas proximidades da fábrica da montadora, feita por um jornalista local. Na reportagem, detalhamos design e itens do veículo e algumas de suas versões, ainda, na ocasião, sem nomes. Só erramos no preço. A versão de entrada custa R$ 31.900 e a de topo, R$ 43.800. A principal novidade é que agora não é preciso camuflagem. Até porque as vendas já começaram.

Foi na noite da última quarta-feira (dia 13), no auditório do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que ocorreu o lançamento oficial do veículo. Fiz questão de acompanhar tudo na íntegra pela internet. O evento teve direito a um show de apresentação dos mínimos detalhes do carrinho, com telão, luzes, modelos, atrizes globais e um diretor do alto escalão da montadora como animador de auditório que, por sinal, tem mais talento para isso do que muitos que vemos na televisão. Depois do espetáculo noturno pirotécnico restava aguardar o dia seguinte para que eu pudesse ter uma relação mais próxima com o pequeno automóvel.

O TESTE

Cheguei cedo ao Hotel Hilton na última quinta-feira, no bairro paulistano do Brooklin, para o teste de direção. A primeira impressão que guardei na minha mente naquele instante foi: “Parece um Uno”. Mas até que as linhas e curvas dão harmonia diferente a todo um conjunto e, realmente, deixaram o carrinho mais bonito que o citado anteriormente. Além das cores tradicionais, tem também a roxa. Para quem gosta de marcar presença, esta não vai passar despercebida aos olhares da população.

Entrei juntamente com outro repórter de um jornal da Capital para a avaliação. Olhei para o interior do carro. Vi um acabamento em plástico simples, mas bem feito em uma acentuada curva que empurra boa parte do material para dentro. Esses semicírculos internos permitem, até mesmo, que algum objeto pequeno seja colocado na base que se formou no painel. Apesar desses detalhes, tem muita informação quadrangular. Talvez, por isso, aquilo que já tinha pensado anteriormente voltou à tona na minha mente, sem que pronunciasse uma só palavra ao colega do lado: “Realmente, lembra o Uno”.

Na ida, ele dirigiu. Na volta, fui eu. Fomos do hotel, próximo à Ponte Estaiada, até o Yatch Clube, localizado às margens da represa de Guarapiranga, em um percurso de 14 quilômetros de trânsito intenso. No caminho, ouvi, agora sim em claras palavras, do jornalista ao lado: “Nossa, parece que estou dentro de um Uno”.

Agora, já eram duas impressões. Então, podemos tratar o Fiat Mobi – mesmo que de forma redundante – como o novíssimo Novo Uno, embora este ainda continue firme e forte, de acordo com informação da própria montadora italiana, com exceção do Vivace, que sai de linha.

MAIS DETALHES

Todas as versões do Mobi vêm com quatro portas e motor 1.0 de quatro cilindros e 75 cv de potência, o mesmo do Palio Fire. Deu para sentir uma puxada e suspensão firmes em grande aceleração para um carro com esta motorização. Mas, neste quesito, fica ainda bem atrás do VW Up!, por exemplo.

O carro que testamos é o Like On. Vem com rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, regulagem de altura do banco do motorista, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos com tilt down (que abaixam sozinhos ao engatar marcha-ré), predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, abertura interna e revestimento do porta-malas e mais caixa para bagagem. Esta versão custa R$ 42.300.

Agora, se você procura algo mais barato, vale mencionar que a de entrada (Easy), que sai por R$ 31.900, não vem com ar-condicionado nem com direção hidráulica. Para acrescentar esses itens básicos, será preciso saltar para a versão Easy On, que já sobe para R$ 35.800. Quem gosta do Uno, com certeza, vai querer olhar o Fiat Mobi antes de fazer sua compra. É importante ressaltar que este está, sim, com bom design, além de tecnologia para conectividade de aparelhos celulares Android e Apple.


Tags:
fiat automóveis setor automotivo concessionárias automóvel

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários