14/08/2015 17:56

Com novo motor, Honda CG muda para ficar mais jovem

Por: Redação (autos@abcdmaior.com.br)

Propulsor de 160 cilindradas vem acompanhado de novidades estéticas e até um moderno painel digital

por Akira Sasaki

Chega às lojas a linha 2016 da família de motos Honda CG. Além de algumas mudanças estéticas, a principal alteração da linha é a adoção do novo propulsor de 160 cm³ nas versões Fan e Titan. Os preços partem de R$ 7.990 e R$ 9.290, respectivamente.

Considerada pelo fabricante como uma nova geração (a nona, desde 1976) do veículo automotor mais vendido do País, o modelo ficou com um visual mais moderno. A opção de topo Titan ganhou carenagem, grupo ótico, tanque e assento redesenhados e um painel digital com direito a “luxos” como conta-giros e computador de bordo.

Novas rodas de liga leve e pneus traseiros mais largos e de perfil mais baixo completam o pacote desta versão mais cara, que ainda conta com o Combined Brake System, equipamento que aciona simultaneamente o freio dianteiro quando houver frenagem das rodas traseiras.

Nova CG 160 Titan parte de R$ 9.200 e já está disponível nas lojas juntamente com a versão Fan, um pouco mais barata. Foto: Divulgação

Já a Fan preservou detalhes como o grupo ótico e o painel da linha atual, mas ganhou também o novo tanque de combustível e as rodas de liga leve da antiga versão EX.

Na mecânica, o tradicional monocilíndrico flex OHC da CG teve a cilindrada aumentada de 149,2 cm³ para 162,2 cm³. Isto permitiu uma ampliação da potência de até 14,3 cv a 8.500 rpm para 15,1 cv a 8.000 rpm. Além disso, houve um crescimento e uma modificação na curva de torque que passou de 1,45 kgfm a 6.500 rpm a 1,54 kgfm a 6.000 rpm. A transmissão segue a de cinco marchas com transmissão por corrente.

O eixo primário do motor agora está apoiado em rolamentos, enquanto a saia do pistão foi encurtada e a biela tem um curso mais longo que no motor antigo.

Essas mudanças garantiram um ganho em desempenho, suavidade e redução de até 8% no consumo de combustível, de acordo com o fabricante.

Os mecânicos também vão sair ganhando com a mudança. No novo motor não será mais necessário desmontar o cabeçote para tirar o comando. Todo esse processo passa a ser feito por uma tampa lateral, o que permitiu também a diminuição na altura do propulsor.

A CG 160 Fan está disponível nas cores vermelha, cinza e preta. Já a CG 160 Titan será comercializada em vermelha, branca e preta. Ambas têm garantia de três anos, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.


Tags:
motos setor automotivo automotivo

Compartilhe essa matéria

Deixe seu comentário

Para participar efetue o login, ou cadastre-se
Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

{{comments.length||0}} comentários